quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Post Especial: Automutilação?


Oi meninas e meninos! Sentiram minha falta? Primeiramente, desculpe pela imagem, algumas pessoas são sensíveis a esse tipo de imagem. Vocês devem ter estranhado a minha forma de chamar vocês mas... Dessa vez o assunto é coisa séria. Eu estava pensando numa forma de publicar como um compromisso e pensei: Além dos posts diários, eu poderia trazer a cada semana dois posts especiais. Um de culinária e outro falando sobre temas muito conhecidos e polêmicos. Bullying, auto-mutilação, drogas, suicídio, depressão, vícios, etc... E eu vou começar por um assunto que todos devem conhecer, não devem gostar de falar e ás vezes se torna pesado demais. É a auto-mutilação. O que é? Porque alguém se cortaria? E a depressão?

O que é? A automutilação é sinônimo de autoflagelar. Se machucar sem intensão direta de suicídio. Depressão direta. Usar a dor física para esquecer uma dor emocional.


 Meninos e meninas, não vejam o pulso como saída de emergência, pois não é, viu?!

Qual a diferença entre a depressão e a automutilação? Para diferenciar os dois só existe um fator. A depressão é quando alguém fica sentado, sem fazer nada, esperando a morte. A automutilação é tentar adiantar a morte.

Por que alguém faria isso? Gente, a adolescência não é um período fácil de se viver. É nessa época que entram as tensões, os amores e parte dos conflitos também. E esses conflitos incluem problemas familiares, bullying... E é daí que muitos adolescentes buscam a automutilação.

A automutilação é só se cortar? Não, tem outras formas, mas terríveis e mais tristes. Os cortes nos pulsos são a forma mais usada. Não que eu aprove. Tais atos como: Esmurrar-se, chicotear-se, se estapear, enforcar-se por alguns instantes, se morder, apertar ou reabrir feridas, arrancar cabelos, queimar-se, beliscar-se, ingerir remédios desnecessariamente, ingerir agentes corrosivos, envenenar-se.

Eu me automutilo, como parar? Tem várias formas de parar, mas a melhor é compreender que você precisa de ajuda. Procure um amigo, o diretor da sua escola, a mãe, qualquer pessoa. E confie nela de olhos fechados, ou tente. Elas farão o melhor para te ajudar, pois quem ama cuida! Outra também, é se controlar. A automutilação torna-se um vicío quando praticada demais e descontroladamente. Por isso alguns dizem para nunca fazermos nosso primeiro corte. A melhor forma é se controlar. Quando alguém te magoar, eu sei, vai doer. Mas vai doer mais ainda em você se você se importar com o que falam de você. Vai doer se você abaixar a cabeça, deixar a coroa cair e assumir todos os comentários. Isso vai doer mais que um corte, mais do que uma facada. Pois você aceitou. Aceitou os comentários que tanto te magoam. A sua melhor arma é sorrir, e não ligar. Se chegarem para você e falarem: “Você é feia, gorda. Tem um cabelo ruim!”, o que você fará? Você irá sorrir, e dará as costas para o babaca ou a sem noção que fez isso! E quando você tiver vontade de se automutilar pense que sua família e seus amigos te amam, e que não vale marcar o corpitcho lindo que Deus te deu por um comentário ofensivo. E se controle. Se você perceber que está parando, continue, e vá marcando a quantas semanas você parou. Se você conseguir ficar sem se cortar por um dia, parabéns, você é uma guerreira!

Stay Strong? Stay Strong! Acho que todos nós aqui conhecemos o caso da Demi, que enfrentou todos os seus problemas de automutilação e no final se recuperou, criando uma tatuagem, designada da famosa frase: “Stay Strong”, que significa ficar forte. Já temos um exemplo né? Se ela conseguiu, porque nós não? Se analisarmos a foto, Demi ainda tem cicatrizes que lembram sua época #bad.


Tem formas de se expressar? Muitos adolescentes tentam pedir socorro, para sair da situação. Mas é um socorro silencioso. As pessoas não falam verbalmente, mas sim emocionalmente. Ás vezes, aquela pessoa mais sorridente é a que mais precisa de ajuda. Então, uma dica: Escreva. Coloque o eu sente em um papel, o papel é mais paciente do que muitas pessoas como diz a Anne Frank.



Bullying faz mal, denuncie! Muitos adolescentes tentam suicídio hoje em dia por bullying. Ás vezes, começa com uma “zueirinha” e acaba em algo mais sério. Você gostaria que fizessem blullying com você, da mesma forma que você faz com os outros? Tenho certeza que ninguém gostaria! Então, antes de magoar alguém, pense na vida dela. Será que ela não tem problemas maiores, e isso se uniria ao bullying que ela sofre, a magoando ainda mais? Pense em como ela se sente com isso, se você gostaria. Fazer com os outros é fácil, não é? Areia nos olhos dos outros é refresco, como diz o ditado. Não julgue alguém pelo cabelo, pelo o corpo ou pela aparência! O que conta mesmo é o caráter! Não fale de alguém sem antes conhecer.


Opiniões ofensivas e divergentes? Não! Quando eu fui buscar no YouTube relatos eu vi muitos comentários ofensivos, como: “Ah... pessoas que se cortam é por não terem o que querem quando querem! Isso é falta de os pais baterem!". Não, não é nada disso, e ofende muito. Essas pessoas são aquelas que não se interessaram em saber o que é a automutilação e vem para o nosso lado falar pelos cotovelos!


Bom meninas e meninos, eu vou deixar alguns relatos abaixo, caso desejem ver. Mas já avisando, alguns fazem vocês se sentirem desconfortáveis. E deixarei também o filme bullying virtual(produzido nos EUA com o nome Cyberbully) e a sinopse. Caso alguém quiser entrar em contato comigo para pedir algum tema ou desabafar, deixarei meu Facebook também. Espero que ajude a entender um pouco, pois apesar de tudo pesquisei muito, porém não expressei minha opinião. Obrigada meninos e meninas, nos vemos na próxima semana, com mais um tema!

Relatos:



Para mim, esse é um dos mais interessantes. Apesar de ser tenso(afinal, automutilação em si é tenso, não tem como ser um assunto leve!), traz uma moral, um conhecimento mais direto do bullying, a tensão, o motivo bobo... Aqui, o bullying é praticado verbalmente e fisicamente. É apenas um vídeo, não é relato. Está legendado.


O próximo é da adolescente Amanda Todd. Acho que muitos conhecem ela. Vou ativar a memória de vocês: Lembram da menina Canadense que se suicidou por cyberbullying? Exato! Para quem não conhecem, eu mesma farei um post falando sobre Cyberbullying, e contarei a história dela.


Bom, meninos e meninas, é só. Eu pensei bastante, e vou colocar algumas informações no próximo post. Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário