quarta-feira, 8 de julho de 2015

RESENHA[LIVRO]: JOGOS VORAZES | Coisas de Ana

Titulo Original: The Hunger Games
Gênero: Distopia, Ficção Cientifica
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2010
Editora: Rocco, Jovens Leitores
Número de páginas: 400

**Observação: Eu tenho ficha na biblioteca da minha cidade e na minha escola, quando for um livro da biblioteca, vai ter esse aviso.

Sinopse: Após o fim da América do Norte, em seu lugar foi fundada a nação chamada Panem, formada por 12 Distritos comandados pela Capital, sede do governo. A Capital, para mostrar poder sobre os Distritos, realiza anualmente os Jogos Vorazes que é televisionado para toda a Panem, em que uma garota e um garoto com idades entre 12 e 18 anos são sorteados para representar cada Distrito, somando um total de 24 participantes, os Jogos Vorazes tem uma regra simples: ganha o tributo, como são chamados os participantes, que sobreviver a esta disputa mortal.
Katniss Everdeen, 16 anos, ao ouvir o nome de sua irmãzinha Primrose, de apenas 12 anos, ser sorteado se voluntaria para participar dos Jogos Vorazes em seu lugar e poupar a irmã deste sofrimento. Ao lado de Peeta Mellark, os dois são obrigados a representar o Distrito 12 no 74º Jogos Vorazes e terão que usar de todas as habilidades que possuem para saírem vivos desta disputa.

Personagem favorito: Como em A Culpa É das Estrelas, vi primeiro o filme e depois fui atrás do livro, tinha na biblioteca da minha cidade. Eu  não tenho um personagem favorito, mas se for para escolher, a Katniss. Ela é forte e nunca desiste, se colocou a frente da família desde bem pequena quando um de seus entes queridos faleceu e sua mãe entrou em depressão. Procura sempre sustentar a família caçando e vendendo o que capturou. Protege Prim com sua própria vida, percebe-se, pois ela se oferece como Tributo ao ouvir o nome de Prim ser anunciado para os Jogos. Mas Katniss tem sues defeitos, ser teimosa é um deles. Desafia pessoas com seu jeito de ser. Em certas coisas me identifico com ela!

Citações que me chamaram atenção:
O livro todo tem frases incríveis, a autora sabe como criar a personalidade dos personagens e expor os sentimentos de Katniss.
“Effie Trinket cruza novamente o palco, alisa o papelzinho com o nome em uma voz alta e clara. Não sou eu. É Primrose Everdeen.”

A família e ela perderam o pai quando Katniss era bem pequena, então, logo depois a mãe entrou em depressão por causa da perda. Então, Katniss assumiu o lugar do pai e da mãe desde muito cedo, protegendo e cuidando de Prim. Katniss teve de aprender a ser madura, resolver sues próprios problemas, e proteger sua irmã com a própria vida. Devido a isso ela tem a personalidade digamos “rebelde”.

“Pelas circunstancias que me encontro, aposto que não importa que tipo de ninho de vespa é esse. Estou ferida e presa em uma armadilha. A escuridão me concedeu uma breve trégua, mas, quando o sol nascer os Carreiristas algum plano para me matar.”

Esta frase, mostra o quão selvagem são os Jogos, antes da Colheita, lemos uma conversa de Gale e Katniss, comentando sobre os Jogos anteriores, aonde a autora revela que nos mesmos anteriores, alguns Tributos morreram de causas naturais, devido a fome ou ao frio. Nesta edição dos Jogos(do qual Katniss participa), é muito mais selvagem, pessoas são atacadas friamente por seus adversários que necessitam de sua sobrevivência com machados, facas, arco e fecha ou mesmo golpes braçais. Ou você tem compaixão pelo outro e morre, ou mata para sobreviver, coisa que todos ali necessitam. Alguns ali formam alianças, Katniss não se alia a ninguém, muito menos Peeta e alguns dos Tributos. Percebi que no desfile dos Tributos, ao esperar uma coisa de seu estilista, Cinna, Katniss se surpreende com uma fantasia que possui chamas artificiais, causando inveja em alguns dos Tributos, principalmente Clove. Avisando que é só uma observação minha.

Para mim, não vejo Jogos Vorazes como mais um livro de ação, ou uma trilogia qualquer. Alguns o classifica como um romance, devido ao falso romance de Peeta e Katniss, mas não, é uma visão da nossa sociedade, uma historia sobre inteligência, manipulação, revolta, traumas psicológicos, fome, politica e opressão. Manipulação? Siiiim!!!! Nos Jogos, animais desconhecidos são criados em laboratórios para piorar a situação dos Tributos, eles os fazem como bonecos. Apenas...


Nota:


Nenhum comentário:

Postar um comentário