segunda-feira, 6 de julho de 2015

RESENHA[FILME]: JOGOS VORAZES

Oi girls! Esta é uma resenha que que planejo fazer desde que assisti! Já imaginaram uma sociedade que o bom esta a favor e para os ricos e bem sucedidos? Aonde não tem justiça, e somos classificados e auto-intitulados? Eu já, o Brasil! Mentira, não é o Brasil, é Panem, local que se passa em Jogos Vorazes.A história se passa num futuro distante em uma nação chamada Panem, que foi formada após uma série de desastres e guerras que devastaram o mundo. O local ocupa todo o território dos Estados Unidos, parte do Canadá e do México, e foi dividido em uma Capital, que controla o poder através de um regime totalitário, e mais 13 distritos, que são responsáveis pela produção de alimentos, armas e outros produtos. Depois de uma revolta contra a Capital, na qual o distrito 13 foi extinto, os outros distritos foram obrigados, como punição, a participar de uma espécie de competição em que precisam sacrificar anualmente um casal de representantes..
Essa competição é chamada de Jogos Vorazes e os participantes são chamados de tributos. As regras são claras: 24 jovens entre 12 e 18 anos precisam lutar até a morte numa espécie de reality show para entreter os moradores da Capital. Para salvar sua irmã caçula, de apenas 12 anos, que foi sorteada, Katniss Everdeen(Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito ao lado de Peeta Melark (Josh Hutcherson), também sorteado.

Dirigido por Gary Ross, o longa é uma adaptação do primeiro livro homônimo da trilogia best-seller e tem a dose certa de aventura, drama, romance e ação para conquistar muitos fãs. Além disso, o diretor soube aproveitar muito bem a estratégia de marketing usada para lançá-lo como um grande sucesso adolescente, assim como foi com Harry Potter e a saga Crepúsculo.
Entretanto, “Jogos Vorazes” mostra ser bem mais do que apenas um blockbusterao tratar de assuntos fortes que funcionam como uma grande crítica à sociedade. Temas como espetacularização da mídia e sensacionalismo, banalização da violência e abuso de poder são abordados de uma forma chocante, nos fazendo questionar se realmente o ser humano pode chegar a esse ponto, mesmo sabendo que estamos caminhando cada vez mais em direção ao egoísmo e à crueldade.
Porém, esses temas já foram abordados em outras obras. É inevitável não nos lembrarmos do clássico “1984”, de George Orwell, que é, inclusive, uma das principais influências da autora Suzanne Collins. O grande Big Brother que vigia a cidade no livro de Orwell é bem semelhante a ideia do espetáculo de horror do filme, sem contar que em ambas as histórias existe um controle totalitário.

Por mim, o longa, Jogos Vorazes merece destaque em seus efeitos especiais, figurinos e locais que são muito bem imaginados e produzidos. Isso, retirando o enredo que segui a ordem dos fatos e só foram cortadas algumas cenas.

Conta com atores e atrizes muito bons, jennifer Lawrence como Katniss Everdeen, Josh Hutcherson como Peeta Mellark, Liam Hemsworth como Gale, Elizabeth Banks como Effie Trinket, Woody Harrelson como Haymitch Abernathy, Donald Sutherland como o malvado presidente Snow, Willow Shields como Primrose Everdeen, Amandla Stenberg como Rue, e Isabelle Fuhrman como Clove. Dizendo aqui, entre nós, meus favoritos, Peeta, Katniss, Prim, Rue, Clove. Apesar da Clove ser má, mas amo a atriz, Isabelle Fuhrman por ter feito Esther em A Orfã! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário